terça-feira, 18 de setembro de 2012

Endereço de IP e Endereçamento de IP

Endereço de IP

Um endereço IP é o número que identifica exclusivamente um dispositivo conectado à uma rede TCP/IP. Esse endereço é formado por uma sequência de números compostos de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits que recebem o nome de octeto, porque cada um deles tem oito posições quando visualizados na forma binária. Com 8 bits são permitidos até 256 combinações diferentes, e para que a configuração seja facilitada, são utilizados os números de 0 a 255 para representar cada octeto

DNS



O que é?

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
1.Examinar e atualizar seu banco de dados.
2.Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).



Protocolo POP3 e SMTP: Como funciona e para que serve?

Protocolos são um método padrão onde o objetivo principal é transmitir informação de forma correta.
São geralmente utilizados para lidar com e-mail, ou seja, você(cliente) usa algum tipo de protocolo para acessar um servidor de e-mail, e esse protocolo possibilita a troca de informações entre o cliente e o servidor de e-mail.

DHCP- O que é e para que serve.

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)

    Quando se tem um pequeno negócio com poucos computadores, você não terá dificuldade em distribuir IP à cada máquina. Mas, se você tiver uma grande empresa com várias máquinas (ex.: 200 computadores) você terá uma dificuldade enorme em distribuir IP à todas e não repetir nenhum IP. Porque se acaso você repetir o IP haverá conflito entre as máquinas e nenhuma conseguirá utilizar a rede.
     Para que esse conflito não ocorra, existe o protocolo DHCP, que dá eficiencia ao processo de distribuir endereços de IP à todas as máquinas. O DHCP permite que as máquinas tenham um endereço de IP automaticamente e exclusivo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cabeamento Estruturado

Definição

Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infra-estrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout.

   O cabeamento estruturado remonta as tecnologias de redes dos anos 80 quando empresas de telecomunicações e computação como AT&T, Dec e IBM criavam seus próprios sistemas de cabeamento proprietários.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Internet

    A internet nasceu da necessidade de proteger e esconder informações militares americanas durante a Guerra fria
    Nos anos 60 surge a ARPANET, a rede da ARPA, uma das subdivisões de Departamento Militar Americano.
    Em 1971 o NWG concluiu o primeiro protocolo servidor a servidor da ARPANET chamado NetWork Control Protocol, os usuários puderam finalmente desenvolver suas aplicações.
    Já em 1977 foi realizado uma demonstração de protocolo TCP/IP, através dele diferentes redes puderam conversar entre si.
    A partir da década de 90 foi que a internet virou febre mundial e as empresas disputam lugar para anunciar seus produtos até o dia de hoje. E cada vez mais ela se torna popular entre jovens e até crianças.
     No Brasil não é diferente, essa febre se tornou mundial realmente depois que, através da internet, as pessoas conseguiram ter acesso rápido e fácil à musicas, fotos, contas de banco entre outros.

Rede Wireless (resumo)

Definição


    O termo Wireless significa sem fio. Rede wireless  é qualquer tipo de conexão para transmissão de informações e dados sem o uso de fios ou cabos. Simplificando a definição de rede Wireless é uma transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão conectados fisicamente.





Crimpando cabos

  
    Sabe o cabo de internet que tem na sua casa? Ou que você viu na lan house ou até na escola? Um cabo azul. Lembra? Pois é, sabe a ponta dele? Onde tem o conector? Você sabe como foi colocado aquele conector lá? Que ferraentas foi usada?
    Na informática damos o nome de CRIMPAGEM ao ato de plugar o conector ao cabo de rede.
    E nessa postagem você verá como ocorre a Crimpagem. Veja as ferramentas que utilizaremos: