terça-feira, 30 de outubro de 2012

Wireless - Segurança de rede

Wireless - Segurança de Rede


A segurança é um ponto fraco das redes sem fio pois o sinal propaga-se pelo ar em todas as direções e pode ser captado a distâncias de centenas de metros utilizando um laptop com antena amplificada o que torna as redes sem fio inerentemente vulneráveis à interceptação.

Alguns protocolos criados com infinidade de aumentar a segurança nas redes wireless:

terça-feira, 9 de outubro de 2012

IPV6

O que é IPV6?

    Como sabemos, o IP é um endereço que cada dispositivo tem que serve para diferenciar uma maquina de outra. Só que com o aumento da população, cresceu também o numero de maquinas conectadas a internet, desta forma os IPs existentes estão acabando.O IPV4 (que é o mesmo que o popular IP) suporta até 4.294.967.296 de endereços de IP e o IPV6 suporta muito mais que isso, podendo ter até 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços disponíveis.

Como funciona? 

    Vamos à um exemplo de endereço IPv6:

Futuro das redes de computadores


Tendencias

    O avanço da tecnologia exige cada vez mais o alto poder de conectividade.
Sendo assim a tecnologia sem fio precisou e ainda precisa ser aperfeiçoada para que está idéia de mobilidadee praticidade seja posta em prática.
    A principal vantagem de uma rede sem fio é a praticidade e mobilidade que oferece para o usuário e tambem oferece a facil configuração de rede para quem usar dispositivos móveis. Mesmo esse tipo de rede sendo uma das mais promissoras hoje no mercado ela ainda está sujeito a erros e desvantagens com relação á outros tipos de conectividade.
    Uma das desvantagens desse tipo de conexão é a baixa taxa de frequencia de dados e a interferencia sofrida por ondas de rádio.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Conectores e cabos

• Cabos 

- Cabos de rede

    Existem basicamente três tipos diferentes de cabos de rede:

*Os cabos de par trançado que são de longe alcance e os mais comuns.

*Os cabos de fibra óptica que são usados principalmente em links de longas distancias.

*Os cabos coaxiais que são usados para antenas de redes wireless e em algumas redes antigas.

Categorias de Cabos



Categorias de Cabos

Os cabos UTP foram padronizados pelas normas da EIA/TIA-568-B e são divididos em 10 categorias, levando em conta o nível de segurança e a bitola do fio, onde os números maiores indicam fios com diâmetros menores, veja abaixo um resumo simplificado dos cabos UTP.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Endereço de IP e Endereçamento de IP

Endereço de IP

Um endereço IP é o número que identifica exclusivamente um dispositivo conectado à uma rede TCP/IP. Esse endereço é formado por uma sequência de números compostos de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits que recebem o nome de octeto, porque cada um deles tem oito posições quando visualizados na forma binária. Com 8 bits são permitidos até 256 combinações diferentes, e para que a configuração seja facilitada, são utilizados os números de 0 a 255 para representar cada octeto

DNS



O que é?

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
1.Examinar e atualizar seu banco de dados.
2.Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).



Protocolo POP3 e SMTP: Como funciona e para que serve?

Protocolos são um método padrão onde o objetivo principal é transmitir informação de forma correta.
São geralmente utilizados para lidar com e-mail, ou seja, você(cliente) usa algum tipo de protocolo para acessar um servidor de e-mail, e esse protocolo possibilita a troca de informações entre o cliente e o servidor de e-mail.

DHCP- O que é e para que serve.

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)

    Quando se tem um pequeno negócio com poucos computadores, você não terá dificuldade em distribuir IP à cada máquina. Mas, se você tiver uma grande empresa com várias máquinas (ex.: 200 computadores) você terá uma dificuldade enorme em distribuir IP à todas e não repetir nenhum IP. Porque se acaso você repetir o IP haverá conflito entre as máquinas e nenhuma conseguirá utilizar a rede.
     Para que esse conflito não ocorra, existe o protocolo DHCP, que dá eficiencia ao processo de distribuir endereços de IP à todas as máquinas. O DHCP permite que as máquinas tenham um endereço de IP automaticamente e exclusivo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cabeamento Estruturado

Definição

Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infra-estrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout.

   O cabeamento estruturado remonta as tecnologias de redes dos anos 80 quando empresas de telecomunicações e computação como AT&T, Dec e IBM criavam seus próprios sistemas de cabeamento proprietários.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Internet

    A internet nasceu da necessidade de proteger e esconder informações militares americanas durante a Guerra fria
    Nos anos 60 surge a ARPANET, a rede da ARPA, uma das subdivisões de Departamento Militar Americano.
    Em 1971 o NWG concluiu o primeiro protocolo servidor a servidor da ARPANET chamado NetWork Control Protocol, os usuários puderam finalmente desenvolver suas aplicações.
    Já em 1977 foi realizado uma demonstração de protocolo TCP/IP, através dele diferentes redes puderam conversar entre si.
    A partir da década de 90 foi que a internet virou febre mundial e as empresas disputam lugar para anunciar seus produtos até o dia de hoje. E cada vez mais ela se torna popular entre jovens e até crianças.
     No Brasil não é diferente, essa febre se tornou mundial realmente depois que, através da internet, as pessoas conseguiram ter acesso rápido e fácil à musicas, fotos, contas de banco entre outros.

Rede Wireless (resumo)

Definição


    O termo Wireless significa sem fio. Rede wireless  é qualquer tipo de conexão para transmissão de informações e dados sem o uso de fios ou cabos. Simplificando a definição de rede Wireless é uma transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão conectados fisicamente.





Crimpando cabos

  
    Sabe o cabo de internet que tem na sua casa? Ou que você viu na lan house ou até na escola? Um cabo azul. Lembra? Pois é, sabe a ponta dele? Onde tem o conector? Você sabe como foi colocado aquele conector lá? Que ferraentas foi usada?
    Na informática damos o nome de CRIMPAGEM ao ato de plugar o conector ao cabo de rede.
    E nessa postagem você verá como ocorre a Crimpagem. Veja as ferramentas que utilizaremos:

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Internet em celulares (3G,WLAN,WAP)


    Quando ouvimos falar Internet em celulares falamos dos tipos de  conexões a internets nos celulares:
3G, WLan(Wi-Fi), WAP.

WAP

    A tecnologia WAP é a mais antiga, no que se refere à conexão móvel. WAP (Wireless Application Protocol) é um padrão internacional para aplicações que utilizam Internet sem fio, como por exemplo, o acesso à Internet a partir de um telefone móvel. WAP foi desenvolvido para prover serviços equivalentes a um navegador Web com alguns recursos específicos para serviços móveis. Em seus primeiros anos de existência, sofreu com a pouca atenção dada pela mídia e tem sido muito criticado por suas limitações, sendo que muitos sites que possuíam layouts pesados não funcionavam e os sites futurísticos.


Computação em Nuvens

    Quando se fala em computação nas nuvens, estamos a referir na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet ,ou seja, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para todas as tarefas, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que as tarefas que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rede de computador

    Uma pergunta que todo mundo se faz, ao se deparar com a necessidade de se comunicar com alguem que está fisicamente longe, é: Como irei trocar essas informações, como isso acontece?

    É aí que entra a REDE DE COMPUTADOR... Como o próprio nome já diz, é uma rede entre computadores, que permite a troca e o compartilhamento de informações. Ela surgiu da necessidade de trocar informações de um determinado lugar para outro.

    Então, rede de computadores nada mais é do que estruturas físicas e lógicas que permitem que duas ou mais máquinas compartilhem informações entre si.

    Há no mundo da informática três tipos principais de redes. São eles:

- LAN (Rede de alcace local)

    Rede LAN nada mais é do que um grupo de computadores que estão fisicamente próximos um do outro interconectados a um servidor. Os usuários executam tarefas e compartilham uns com os outros.